terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Oficina 2- Unidade 4 - TP1







PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS
FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES
MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA
RELATÓRIO DA OFICINA 2 – UNIDADE 4 – TP1
DATA: 12/11/2011



No dia 12 de novembro de 2011 nos reunimos para mais um encontro do Gestar II, Língua Portuguesa.
A acolhida aos cursistas deu-se com a entrega da mensagem Reflitam, de Cecília Meireles e todos a acharam linda.
Iniciamos a socialização dos conteúdos das Unidades 3 e 4 do TP1. A Atividade 4, um texto sobre um atropelamento (em linguagem coloquial) foi bastante discutido, e a possibilidade de levá-lo à sala de aula com a proposta de elaboração de um outro tipo de texto foi bem aceita por todos., os cursistas o transformaram num texto jornalístico. Porã, um texto que aborda a questão do preconceito gerou ampla discussão, pois deram como exemplo situações comuns, não só dos alunos, mas também dos colegas cursistas. A fábula A raposa e as uvas de Millôr Fernandes traz outra versão e moral da história já conhecida de todos, e, segundo os cursistas, proposta excelente para os alunos compararem. O texto de referência, História de um conceito lido e discutido nos deu a oportunidade de expandir nosso conhecimento a respeito da leitura trazendo abordagens diversas.
Passamos a compartilhar os relatos dos cursistas e percebemos o quanto as Atividades do Avançando na prática têm ajudado na melhoria da prática pedagógica de cada cursista. Aproveitamos a oportunidade para elogiar os relatórios que nos foram enviados por e-mail e a atividades dos alunos mostradas neste encontro. Senti orgulho em estar compartilhando conhecimentos com profissionais tão interessados.
Após o lanche formamos os grupos para execução da Oficina 2 – TP1.
A língua (Fábula de tradição judaica), texto desconhecido da maioria dos cursistas, possibilitou diversas atividades. Durante a socialização percebemos a criatividade na elaboração dos planos de aula. Do uso de cartazes com desenhos ou fotos de língua a questionamentos sobre a utilização da mesma. A exploração do texto utilizando diversas formas de leitura, interpretação oral e escrita ainda permitiu a abordagem de aspectos financeiro e morais ,como a formação do caráter, da sabedoria e do respeito, e a produção de outros gêneros textuais.
Todos os planos serviram para motivar os cursistas das possibilidades que o texto nos fornece, sobretudo quando queremos motivar nossos alunos a ler e escrever.
A socialização foi bastante aplaudida pelos cursistas, que na avaliação oral, elogiaram o desenvolvimento de toda a oficina.
Demos as orientações para o próximo encontro em 26/11 para as leituras e estudo do TP2, Atividades das Unidades 5 e 6, parabenizamos mais uma vez nossos cursistas e encerramos este encontro, agradecendo a participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário