segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ENCONTRO DO GESTAR - 18 DE JULHO


No dia dezoito de julho realizamos um encontro do Gestar II - Língua Portuguesa,que não havia sido registrado aqui e o faço agora. Para motivar ainda mais nossos cursistas, entreguei-lhes a mensagem A voz da perseverança, que todos acharam bastante incentivadora.

Este encontro fora marcado com o objetivo de socializarmos atividades pendentes do encontro anterior, no qual alguns cursistas não tiveram tempo para falar sobre seu trabalho e analisarmos o texto de referência Por que meu aluno não ?

Este texto gerou muita discussão, pois segundo os cursistas este é o maior problema enfrentado por todos e concordaram com a autora no sentido de que é necessária uma mudança de atitudes por parte dos professores, se quisermos efetivamente formar leitores.

Um cursista abordou não só a falta de tempo da maioria dos professores que têm uma carga horária grande, mas também a falta de comprometimento com a leitura e quem não gosta de ler, não incentiva ninguém.

Alguns cursistas fizeram o relato das atividades que desenvolveram e mostraram trabalhos feitos pelos alunos.

Para finalizar, parabenizei a todos pelo trabalho que vêm desenvolvendo, relembrei-os do próximo encontro,bem como dos estudos e Avançando na prática.

Os cursistas disseram ter gostado muito deste encontro.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENCONTRO DO GESTAR II


No dia 22 de agosto nos reunimos para a realização da Oficina 9, Unidade 18, TP5, de Língua Portuguesa.
Acolhi os cursistas entregando a Mensagem O laço e o Abraço. Após fazermos a dinâmica através da apresentação dos trechos escolhidos por cada um dos presentes, fui formando um elo com as mensagens e aproveitei para falar sobre coerência, temática da oficina, fechando, ao final, uma corrente.

Em semicírculo socializamos as atividades, momento em que todos puderam comentar sobre estilo e coerência.

Na hora do lanche comemoramos o aniversário de uma cursista, com direito à torta e descontração.

A seguir foram feitos alguns relatos das experiências, e um cursista nos mostrou atividades de seus alunos, o que despertou nossa alegria e admiração pela criatividade e zelo com que foram feitos.

Passamos então à realização da oficina e, em grupos, os cursistas executaram a proposta do TP e também da atividade 12,Unidade 18, seção 2. Antes chamei à atenção de todos para um cartaz que fiz mostrando a falta de coerência entre o texto verbal e não verbal e o mesmo foi solicitado por uma cursista para mostrar aos alunos.

As atividades foram realizadas e as equipes a socializaram, seguidas de muitos aplausos.

Aproveitei a oportunidade para pedir aos cursistas que me comunicassem a data que realizariam suas atividades para que eu pudesse visitá-los.

Para finalizar esta oficina, orientei os cursistas sobre os estudos do TP5, Unidades 19 e 20, texto de referência e Avançando na prática, para socializarmos em nosso próximo encontro dia 12 de setembro.

Segundo os cursistas este encontro foi ótimo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

RELATO DO CURSO DE FORMAÇÃO


No período de 03 a 07 de agosto de 2009, formadores da UnB, coordenadores e formadores de diversos municípios baianos reuniram-se no Campus da UFBA, em Salvador, para a segunda etapa do Curso de Formação de Professores do GESTAR II.

Mais uma vez fomos acolhidos com entusiasmo pela Formadora da UnB, Lenita Fogaça, que, graças a sua capacidade e empenho tornou nossa semana muito agradável e bastante proveitosa.

A Coordenadora Adriana e eu, do município de Esplanada, juntas com formadores de Camamu, Feira de Santana, Entre Rios, dentre outros, socializamos as atividades desenvolvidas em nossos municípios. Houve uma grande integração e troca de experiências.

Lenita se esmerou na escolha de filmes, slides, , dinâmicas e sugestões excelentes para facilitar nosso trabalho.

Recebemos a visita de representantes do MEC que vieram nos dar as boas vindas e informações complementares.

Em grupos desenvolvemos os estudos dos TPs 6, 1 e 2 e apresentamos através de slides, cartazes e exposições.

A formadora nos prestou esclarecimentos sobre relatórios, potfólio e blog.

Encerramos a semana melhor informados e já saudosos de nossa amiga Lenita e colegas. Este encontro foi maravilhoso!