domingo, 23 de agosto de 2009

ENCONTRO DO GESTAR II DE 11 DE JULHO


No dia 11 de julho realizamos mais um encontro do Gestar II, Língua Portuguesa.
Recebi os cursistas , após o recesso junino, com alegria, votos de boas vindas, entregando a mensagem A história do lápis, ao som de Aquarela, de Toquinho, todos gostaram.

Havia muita novidade sobre os festejos em nossa cidade e todos queriam comentar ao mesmo tempo, foi difícil controlar a ansiedade.

Quando me perguntaram sobre o São João contei sobre minha viagem a Pernambuco (Trem do forró) e Campina Grande, na Paraíba, da animação do povo e que tudo foi muito bom e, ainda trouxe alguns livrinhos de literatura de cordel, logo requisitados por um cursista para mostrar aos alunos. Alguns cursistas falaram sobre a festa em Esplanada e de como tinha sido maravilhosa. Muitos turistas, comidas típicas, licor de todos os sabores, artistas famosos e o entusiasmo do povo da cidade e dos povoados.

Depois, informei aos cursistas sobre a capacitação estar confirmada para o período de 3 a 7 de agosto e da necessidade de antecipar o próximo encontro de 8 para 1º de agosto, entretanto alegaram impossibilidade por terem outro curso de Língua Portuguesa nos dias 1º e 15, restando-nos o dia 22, data enviada na programação à formadora da UnB, Lenita Fogaça.

Resolvida a questão, os cursistas entregaram relatórios e socializaram algumas atividades desenvolvidas. Uma cursista explicou que desenvolveu a atividade Quando queremos aprender utilizando como suporte o texto DA OLIVETTI AO TORPEDO, de Ricardo Freire pois aborda uma temática atual e que seus alunos acharam legal.Outro socializou a atividade sobre o São João e observou a diferença entre alguns hábitos do povoado em relação à zona urbana, que explorou bem a oralidade e os alunos gostaram muito. Falaram ainda sobre os temas biografia e diário e da dificuldade que os alunos têm em escrever sobre si mesmos, principalmente na 3ª pessoa; outro cursista disse que ao falarem sobre si mesmos, seus alunos permitiram-lhes ajudá-los mais, inclusive na questão da autoestima e do respeito que o professor deve ter ao aluno e todos concordaram.

Em função do recesso, os cursistas não puderam executar o Avançando na prática e hoje não realizamos oficina.

Parabenizei a todos, agradeci o apoio e orientei os estudos do TP5, Unidades 17 e 18 e que excecutassem o Avançando na prática Unidades 17, para socializarmos no próximo encontro, após minha capacitação.

Desejaram-me boa viagem e que trouxesse mais novidades. Agradeci e encerramos este encontro, que, segundo os cursistas, foi muito bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário