domingo, 9 de agosto de 2009

GESTAR - OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Neste encontro do dia 23 de maio acolhi os cursistas com a mensagem Pessoas são músicas, de José Oliva. Após a leitura coloquei a música Bom Dia e, por ser o Dia do Abraço, pedi que todos se abraçassem e, enquanto participava também da alegria dos colegas durante a atividade, dizia frases sobre os benefícios deste gesto para nós. Todos gostaram demais.

Depois, formamos um grande círculo para socializarmos as atividades 13 e 14 do TP4. As questões sobre leitura, escrita e cultura fora amplamente discutidas, principalmente cultura, pois, segundo os cursistas, o São João aqui em Esplanada é muito bom. Vêm artistas famosos que atraem turistas, muita comida e bebida típica (licores de vários sabores), tema que motivaria o trabalho com os alunos.

Socializado o Avançando na prática sobre leitura do mundo,alguns cursistas comentaram as atividades que fizeram com o objetivo de desenvolver a oralidade dos estudantes, e eles gostam de falar, porém na hora de escreverem e lerem o que escrevem ainda põem resistência e isso só será resolvido ao longo do tempo e com insistência. Um cursista disse que o material do GESTAR II é muito rico, cheio de sugestões para se trabalhar com imagens e sugeriu a exibição de filmes e clipes de cantores ao gosto da turma para incentivar a leitura e a escrita. Uma professora abordou a questão da falta de material, disse que sua escola não possui DVD, TV e outros equipamentos os quais propiciem este tipo de trabalho.

Na Oficina 7 os cursistas panejaram e elaboraram bem a atividade conforme a maturidade de seus alunos, sendo apresentada por um relator com a participação ativa dos demais.

Nesta etapa da Oficina pedi que avaliassem a proposta do GESTAR II, o meu trabalho a interação do grupo. Um cursista disse que tem percebido meu empenho em preparar oficinas agradáveis, em motivá-los sempre e do prazer que demonstro ter pelo trabalho. Achou correta a afirmação do colega que já havia dito sobre a riqueza do material, porque é bem direcionado, bom de trabalhar. Uma outra cursista aproveitou para dizer o quanto está gostando do curso e que seus alunos disseram que todas as aulas deveriam ser assim.Concordaram também com a colega que falou sobre a turma dizendo que estão empenhados em realizar um bom trabalho e o relacionamento é muito bom.

Todos adoraram este encontro e acharam-no proveitoso.

Para finalizar, agradeci os elogios, parabenizei a todos pelo trabalho e dei as orientações necessárias para o próximo encontro.


Bené (em 1ª pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário