domingo, 23 de agosto de 2009

OFICINA DO GESTAR II DE 06 DE JUNHO






Nesta Oficina de Língua Portuguesa acolhi os cursistas entregando a cada um deles um poema diferente,incluindo letras de músicas, cuja ideia inicial era fazer a leitura de alguns, mas todos quiseram ler o seu e quando terminaram todos cantamos a música Odara, de Caetano Veloso.

Convidados para socializar as atividades das Unidades 15 e 16 do TP4, uma cursista iniciou falando sobre o estudo do texto Admirável mundo louco e comentou que só foi possível responder algumas questões graças às informações anteriores e ao conhecimento prévio sobre o tema. Ainda a respeito deste texto, vários cursistas acharam boa a proposta de ordenação de parágrafos, excelente para trabalhar outros que ajudarão os alunos a entender sequência lógica e, para exemplificar que nem sempre é possível fazer determinadas variações, uma cursista organizou os parágrafos de forma tal que não se encaixavam.Foi bem interessante.

Gostaram do texto Supermercado, as catedrais do consumo, e a discussão se estendeu para questões sobre obesidade e ir às compras com os filhos. Sobre o texto Camping um cursista disse que desenvolveu a atividade no Avançando, usando como suporte O diário secreto de um adolescente, texto do livro didático e que seus alunos fizeram com entusiamo.

Socializando o Avançando na prática, a maior queixa dos cursistas ainda é a rejeição à leitura, reforçado por uma cursista que disse estar encontrando dificuldade para trabalhar o mesmo conteúdo com algumas de suas turmas, o que acabava desmotivando-a, mas ainda assim estava gostando do trabalho. Percebi, através dos relatos, que diversidade cultural foi a melhor temática para cursistas e alunos. Uma cursista disse que fez com os alunos convites para as festas juninas com material reciclável,outra, do prazer que está tendo em realizar o trabalho com suas turmas de um Assentamento e que seus alunos produziram textos verbais e não verbais cuja iniciativa deixou-a surpresa, mas feliz, e o tema São João foi um sucesso.

Para a realização da oficina formaram-se grupos de acordo com a cor das molduras dos poemas entregues na acolhida.Esta atividade foi muito interessante e trouxe à tona a discussão sobre a escolha da profissão, que pega muitos dos nossos alunos em dúvida, pois analisam principalmente o retorno financeiro, porém devem estar atentos para os aspectos sociais, artísticos, úteis, vocacionais, entre outros.Num clima de bastante descontração cada equipe escolheu uma profissão, elaboraram a propaganda e foram objetivos na execução e, ao final foi possível observar o prazer em trabalhar com imagens. Apresentadas as atividades todos se elogiaram pela criatividade, aplaudiram e disseram que o material do GESTAR II traz muitas ideias, sugestões, novidades e propostas interessantes.

Após a conclusão, parabenizei os cursistas, agradeci a participação de todos, desejei um feliz São João e solicitei que no próximo encontro, dia 11 de junho, me trouxessem os relatórios. Orientei os estudos e encerramos mais um prazeroso encontro.

Frases dos cartazes: Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco.
(Autor desconhecido);

Humilhante não é mudar de ideia.Humilhante é não ter ideia para mudar. (Neimar de Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário