domingo, 23 de agosto de 2009

ENCONTRO DO GESTAR II DE 11 DE JULHO


No dia 11 de julho realizamos mais um encontro do Gestar II, Língua Portuguesa.
Recebi os cursistas , após o recesso junino, com alegria, votos de boas vindas, entregando a mensagem A história do lápis, ao som de Aquarela, de Toquinho, todos gostaram.

Havia muita novidade sobre os festejos em nossa cidade e todos queriam comentar ao mesmo tempo, foi difícil controlar a ansiedade.

Quando me perguntaram sobre o São João contei sobre minha viagem a Pernambuco (Trem do forró) e Campina Grande, na Paraíba, da animação do povo e que tudo foi muito bom e, ainda trouxe alguns livrinhos de literatura de cordel, logo requisitados por um cursista para mostrar aos alunos. Alguns cursistas falaram sobre a festa em Esplanada e de como tinha sido maravilhosa. Muitos turistas, comidas típicas, licor de todos os sabores, artistas famosos e o entusiasmo do povo da cidade e dos povoados.

Depois, informei aos cursistas sobre a capacitação estar confirmada para o período de 3 a 7 de agosto e da necessidade de antecipar o próximo encontro de 8 para 1º de agosto, entretanto alegaram impossibilidade por terem outro curso de Língua Portuguesa nos dias 1º e 15, restando-nos o dia 22, data enviada na programação à formadora da UnB, Lenita Fogaça.

Resolvida a questão, os cursistas entregaram relatórios e socializaram algumas atividades desenvolvidas. Uma cursista explicou que desenvolveu a atividade Quando queremos aprender utilizando como suporte o texto DA OLIVETTI AO TORPEDO, de Ricardo Freire pois aborda uma temática atual e que seus alunos acharam legal.Outro socializou a atividade sobre o São João e observou a diferença entre alguns hábitos do povoado em relação à zona urbana, que explorou bem a oralidade e os alunos gostaram muito. Falaram ainda sobre os temas biografia e diário e da dificuldade que os alunos têm em escrever sobre si mesmos, principalmente na 3ª pessoa; outro cursista disse que ao falarem sobre si mesmos, seus alunos permitiram-lhes ajudá-los mais, inclusive na questão da autoestima e do respeito que o professor deve ter ao aluno e todos concordaram.

Em função do recesso, os cursistas não puderam executar o Avançando na prática e hoje não realizamos oficina.

Parabenizei a todos, agradeci o apoio e orientei os estudos do TP5, Unidades 17 e 18 e que excecutassem o Avançando na prática Unidades 17, para socializarmos no próximo encontro, após minha capacitação.

Desejaram-me boa viagem e que trouxesse mais novidades. Agradeci e encerramos este encontro, que, segundo os cursistas, foi muito bom.


OFICINA DO GESTAR II DE 06 DE JUNHO






Nesta Oficina de Língua Portuguesa acolhi os cursistas entregando a cada um deles um poema diferente,incluindo letras de músicas, cuja ideia inicial era fazer a leitura de alguns, mas todos quiseram ler o seu e quando terminaram todos cantamos a música Odara, de Caetano Veloso.

Convidados para socializar as atividades das Unidades 15 e 16 do TP4, uma cursista iniciou falando sobre o estudo do texto Admirável mundo louco e comentou que só foi possível responder algumas questões graças às informações anteriores e ao conhecimento prévio sobre o tema. Ainda a respeito deste texto, vários cursistas acharam boa a proposta de ordenação de parágrafos, excelente para trabalhar outros que ajudarão os alunos a entender sequência lógica e, para exemplificar que nem sempre é possível fazer determinadas variações, uma cursista organizou os parágrafos de forma tal que não se encaixavam.Foi bem interessante.

Gostaram do texto Supermercado, as catedrais do consumo, e a discussão se estendeu para questões sobre obesidade e ir às compras com os filhos. Sobre o texto Camping um cursista disse que desenvolveu a atividade no Avançando, usando como suporte O diário secreto de um adolescente, texto do livro didático e que seus alunos fizeram com entusiamo.

Socializando o Avançando na prática, a maior queixa dos cursistas ainda é a rejeição à leitura, reforçado por uma cursista que disse estar encontrando dificuldade para trabalhar o mesmo conteúdo com algumas de suas turmas, o que acabava desmotivando-a, mas ainda assim estava gostando do trabalho. Percebi, através dos relatos, que diversidade cultural foi a melhor temática para cursistas e alunos. Uma cursista disse que fez com os alunos convites para as festas juninas com material reciclável,outra, do prazer que está tendo em realizar o trabalho com suas turmas de um Assentamento e que seus alunos produziram textos verbais e não verbais cuja iniciativa deixou-a surpresa, mas feliz, e o tema São João foi um sucesso.

Para a realização da oficina formaram-se grupos de acordo com a cor das molduras dos poemas entregues na acolhida.Esta atividade foi muito interessante e trouxe à tona a discussão sobre a escolha da profissão, que pega muitos dos nossos alunos em dúvida, pois analisam principalmente o retorno financeiro, porém devem estar atentos para os aspectos sociais, artísticos, úteis, vocacionais, entre outros.Num clima de bastante descontração cada equipe escolheu uma profissão, elaboraram a propaganda e foram objetivos na execução e, ao final foi possível observar o prazer em trabalhar com imagens. Apresentadas as atividades todos se elogiaram pela criatividade, aplaudiram e disseram que o material do GESTAR II traz muitas ideias, sugestões, novidades e propostas interessantes.

Após a conclusão, parabenizei os cursistas, agradeci a participação de todos, desejei um feliz São João e solicitei que no próximo encontro, dia 11 de junho, me trouxessem os relatórios. Orientei os estudos e encerramos mais um prazeroso encontro.

Frases dos cartazes: Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco.
(Autor desconhecido);

Humilhante não é mudar de ideia.Humilhante é não ter ideia para mudar. (Neimar de Barros)

domingo, 9 de agosto de 2009

GESTAR - OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Neste encontro do dia 23 de maio acolhi os cursistas com a mensagem Pessoas são músicas, de José Oliva. Após a leitura coloquei a música Bom Dia e, por ser o Dia do Abraço, pedi que todos se abraçassem e, enquanto participava também da alegria dos colegas durante a atividade, dizia frases sobre os benefícios deste gesto para nós. Todos gostaram demais.

Depois, formamos um grande círculo para socializarmos as atividades 13 e 14 do TP4. As questões sobre leitura, escrita e cultura fora amplamente discutidas, principalmente cultura, pois, segundo os cursistas, o São João aqui em Esplanada é muito bom. Vêm artistas famosos que atraem turistas, muita comida e bebida típica (licores de vários sabores), tema que motivaria o trabalho com os alunos.

Socializado o Avançando na prática sobre leitura do mundo,alguns cursistas comentaram as atividades que fizeram com o objetivo de desenvolver a oralidade dos estudantes, e eles gostam de falar, porém na hora de escreverem e lerem o que escrevem ainda põem resistência e isso só será resolvido ao longo do tempo e com insistência. Um cursista disse que o material do GESTAR II é muito rico, cheio de sugestões para se trabalhar com imagens e sugeriu a exibição de filmes e clipes de cantores ao gosto da turma para incentivar a leitura e a escrita. Uma professora abordou a questão da falta de material, disse que sua escola não possui DVD, TV e outros equipamentos os quais propiciem este tipo de trabalho.

Na Oficina 7 os cursistas panejaram e elaboraram bem a atividade conforme a maturidade de seus alunos, sendo apresentada por um relator com a participação ativa dos demais.

Nesta etapa da Oficina pedi que avaliassem a proposta do GESTAR II, o meu trabalho a interação do grupo. Um cursista disse que tem percebido meu empenho em preparar oficinas agradáveis, em motivá-los sempre e do prazer que demonstro ter pelo trabalho. Achou correta a afirmação do colega que já havia dito sobre a riqueza do material, porque é bem direcionado, bom de trabalhar. Uma outra cursista aproveitou para dizer o quanto está gostando do curso e que seus alunos disseram que todas as aulas deveriam ser assim.Concordaram também com a colega que falou sobre a turma dizendo que estão empenhados em realizar um bom trabalho e o relacionamento é muito bom.

Todos adoraram este encontro e acharam-no proveitoso.

Para finalizar, agradeci os elogios, parabenizei a todos pelo trabalho e dei as orientações necessárias para o próximo encontro.


Bené (em 1ª pessoa)

sábado, 8 de agosto de 2009

GESTAR II - OFICINA DE 09/05

Em nove de maio nos reunimos para a realização de mais um encontro do GESTAR II.

A mensagem As palavras sempre ficam foi entregue aos cursistas que após a leitura aplaudiram com entusiasmo.

Em semicírculo os cursistas socializaram as atividades e texto de referência gêneros textuais, bastante discutidos por abordar formas discursivas novas, sobretudo a linguagem dos bate-papos virtuais, que segundo alguns colegas gera preguiça na hora de os alunos redigirem e ainda relataram algumas atividades do Avançando na prática e disseram estar satisfeitos porque os alunos haviam gostado da novidade.

A dinâmica para formação de grupos para realizarmos a oficina foi com a participação de todos cumprindo tarefas como: declamar letra de música, fazer paródia, mímica, entre outras atividades e todos se divertiram bastante.

A oficina gerou uma discussão saudável devido ao posicionamento dos grupos.

No final, aplausos, e parabenizei aos cursistas pela participação, dei orientações para o próximo encontro e encerramos as atividades que nos deram muito prazer.