terça-feira, 13 de dezembro de 2011

OFICINA 12 - UNIDADE 24 -- TP6









PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

OFICINA 12: UNIDADE 24 – TP6

DATA: 24/09/2011

Na oficina do dia 24/09 nossos cursistas receberam uma linda mensagem que foi lida e comentada por todos.

Em seguida socializamos as Atividades das Unidades 23 e 24. As atividades 1 e 2 abordam a preocupação dos linguistas com a extinção das línguas, sua relação com as diversas culturas e porque é importante preservá-las. Este tema gerou a discussão da linguagem usada, principalmente pelos mais jovens nas redes sociais.

A formadora aproveitou a oportunidade para ler um texto bastante engraçado sobre e-mail e todos riram muito durante a leitura.

Nas atividades de revisão e edição de textos discutiu-se a maneira que alguns professores usam para corrigir as produções dos alunos, empregando códigos, palavras e expressões que em nada contribuem para a correção e reescrita e sugeriu algumas frases que os auxiliem na avaliação de maneira que permita uma melhor compreensão dos estudantes. Fizemos ainda o estudo de um conto e algumas atividades propostas para avaliação.

O estudo do Texto de referência: Auxiliando os alunos a editar foi considerado muito bom, e pode contribuir com o trabalho de cada um.

Alguns cursistas socializaram o Avançando na prática, mostraram atividades dos alunos, e uma cursista ficou visivelmente emocionada ao ler e comentar algumas produções de seus alunos, o que serviu de motivação para os demais.

Após o lanche, formamos os grupos, de acordo com a série com que trabalham para execução da oficina. Os grupos apresentaram as obras que trouxeram, discutiram a qualidade delas e fizeram um planejamento abordando a melhor forma de trabalhá-las com seus alunos, socializaram-nas e foram aplaudidos pelos demais.

Foi muito bom o resultado obtido.

A formadora comentou a avaliação da oficina anterior, agradeceu as palavras elogiosas ao seu trabalho e retribuiu os elogios aos cursistas pelo trabalho e bons momentos compartilhados.

Distribuímos as folhas para avaliação da oficina, mas constatamos pelas palavras, que todos ficaram satisfeitos.

Em seguida, demos as orientações para a próxima oficina (08/10) quando deveram socializar as Atividades 1 e 2 – TP1 – Variantes linguísticas. Agradecemos a todos e encerramos este encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário