terça-feira, 13 de dezembro de 2011

OFICINA 10 - UNIDADE 20 - TP5








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO: ESPLANADA – BA

OFICINA 10 – UNIDADE 20

DATA: 20/08/2011

No dia 20 de agosto de 2011 realizamos a Oficina 10 – Unidade 20 – TP5, na qual a formadora recebeu os cursistas entregando uma linda mensagem que leu, comentou e todos ficaram emocionados.

A seguir iniciamos a socialização das Atividades das Unidades 19 e 20 discutindo sobre coesão textual a exemplo de “Águas e cores” onde só se percebe a relação entre a imagem verbal e visual após a leitura do texto; nos poemas “A pesca” e “O show” não foram empregados laços coesivos, mas a unidade de sentido é perfeita, pois a falta destes elementos não impede a compreensão dos mesmos. Uma cursista aproveitou o momento para nos questionar sobre a diferença entre poema e poesia, no que fomos ajudadas por outra cursista que disse que poema é um gênero textual diferente de prosa na sua estrutura e, mesmo em prosa pode haver poesia, que é a escolha de palavras que emocionam, sensibilizam, tem ritmo, mesmo não sendo escrita em versos (que é o caso do poema). A cursista ficou satisfeita com a explicação, pois, finalmente compreendeu. Abordamos também a dificuldade de interpretação em textos que geram ambiguidade. Uma cursista disse que tinha lido o texto “Dona Custódia” e o achou muito bom, por isso o socializamos,

após a leitura dos cursistas, rimos muito, pois este texto de Fernando Sabino nos mostra uma situação inusitada, mas é interessante notar que a descrição da personagem título é feita por meio de negativas, outro ponto de estudo da Unidade 20.

O Texto de referência aprofundou nosso conhecimento sobre coerência e coesão textual e pudemos conhecer opiniões de diferentes teóricos.

Alguns cursistas socializaram as Atividades do Avançando na prática e uma colega disse que reproduziu os textos do AA e que tem um material muito rico que lhe proporcionou um trabalho bastante proveitoso com os alunos. Outra informou que fez uma atividade de produção textual enfocando sequência lógica e foi muito bom o resultado.

Fizemos a pausa para o lanche e retornamos para executar a oficina, entretanto, a dinâmica que havíamos preparado para formação de grupos não foi possível, devido ao número reduzido de cursistas neste encontro.

Formamos duas equipes que executaram a proposta de criação de um texto publicitário fazendo uso da linguagem verbal e não verbal, provocando o interesse dos “compradores” por meio de uma frase negativa. O resultado foi excelente, as apresentações foram bastante aplaudidas.

Fizemos a avaliação e percebemos o carinho e generosidade dos cursistas em relação ao nosso trabalho e o prazer de estarem fazendo o curso, e que esta oficina tinha sido muito boa. Elogiamos a participação de todos e agradecemos aos elogios, parabenizando-os também.

A formadora orientou para o próximo encontro, para o qual deverão estudar o TP6 – Unidades 21 e 22, que trata de Argumentação e linguagem e Produção textual: planejamento e escrita.

Agradecemos a presença e encerramos este encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário