terça-feira, 13 de dezembro de 2011

OFICINA 11 - UNIDADE 22 - TP6








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

OFICINA 11: UNIDADE 22 – TP6

DATA: 03/09/2011

Neste encontro do dia 03 de setembro, recebemos os cursistas com o carinho de sempre, entregando-lhes uma linda mensagem de Gandhi que emocionou a todos.

Socializamos algumas atividades das Unidades 21 e 22- TP6 com ampla discussão, por se tratar de argumentação. Algumas propostas, segundo os cursistas, eram excelentes para levar aos alunos, a exemplo da Atividade 4, uma ótima ideia para discutir temas complexos como Sexo entre adolescentes, Drogas entre outros.

O Texto de referência expôs diversos tipos de argumentação: de autoridade; baseado no consenso; baseado em provas concretas e com base no raciocínio lógico, que nos permitiram compreender alguns pontos importantes.

Alguns cursistas socializaram o Avançando na prática e falaram sobre o prazer que têm em desenvolver as Atividades do Gestar II com seus alunos, que também gostam de fazê-las.

Após o lanche, fizemos a Dinâmica: Surpresas em uma caixa que propôs aos grupos declamar, dançar e cantar proporcionando momentos de descontração.

A seguir, os mesmos grupos da dinâmica executaram a Oficina cujo objetivo era desenvolver o fechamento de um texto de Moacyr Scliar. Muito barulhento este trabalho (aliás, era esta a proposta), pois as discussões do planejamento e revisão do texto deveriam ser feitas em voz alta. Cada grupo fez um desfecho diferente, que provocou risos durante a socialização.

A formadora leu o texto original e pudemos compará-lo às produções dos cursistas, percebendo algumas ideias semelhantes. Todos acharam esta atividade muito boa, inclusive uma boa sugestão para se trabalhar em sala.

Os trabalhos foram muito elogiados pela formadora que parabenizou a todos pela criatividade e participação.

Em seguida distribuímos uma folha para avaliação da oficina, que foi recolhida para comentarmos no próximo encontro.

A formadora deu as orientações para a próxima oficina (24/09) para a qual deverão executar as atividades das Unidades 23 e 24 do TP6, que trata de produção textual. Solicitou também que para esta oficina trouxessem obras literárias consideradas adequadas para as séries com que trabalham.

Finalizamos este encontro agradecendo a presença de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário