segunda-feira, 29 de agosto de 2011

OFICINA 9 - UNIDADE 18 - TP5








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO: ESPLANADA – BA

OFICINA 9 – UNIDADE 18

DATA: 06/08/2011

Neste encontro do dia 06 de agosto de 2011, para a realização da Oficina 9, Unidade 18 – TP5, recebemos os cursistas com a mensagem As palavras sempre ficam, que foi lida e apreciada por todos.

Em seguida socializamos algumas atividades das Unidades 17 e 18, cujos textos sobre estilística foram discutidos e a abordagem sobre estilo pessoal foi desenvolvida a partir do conhecimento prévio que nos leva a falar, vestir e nos comportarmos de acordo com o ambiente e com as pessoas ao nosso redor, o que nos leva a perceber o estilo de cada autor / poeta, sobretudo em relação à escolha do vocabulário.

Na socialização do Texto Teórico compreendemos a importância dada às palavras num determinado contexto, e que soltas nem sempre fazem sentido, entra aí a coerência ou falta dela, inclusive quando dizemos ”isto não diz coisa com coisa”, discutimos também a opinião de alguns teóricos acerca do tema abordado e tiramos nossas próprias conclusões.

Alguns cursistas comentaram o Avançando na Prática, sobre as dificuldades por falta de participação de alguns alunos, mas, quando se trata de novidade, a maioria gosta, e que alunos que ficam inibidos no início da atividade, descobrem o prazer e se soltam, com que todos concordaram.

A formadora aproveitou a oportunidade para elogiar os relatórios recebidos e disse que as atividades dos alunos estavam excelentes. Vale ressaltar que nossos cursistas estão preparando com muito gosto e carinho o material de suas aulas.

A seguir iniciamos a dinâmica do cachorrinho para discutirmos a questão de não ter tempo para cuidar das prioridades, sempre procurarmos adiar ou passar nossas responsabilidades para terceiros, problema colocado pelos cursistas nas avaliações das oficinas, só que o objeto da dinâmica foi logo “adotado” por uma cursista que se incumbiu de cuidar do bichinho, terminando a dinâmica, mas a formadora aproveitou o momento para abordar tais questões.

Fizemos nosso costumeiro intervalo para o lanche e ao retornarmos, formamos os grupos para execução da Oficina, que foi realizada com sucesso, conforme constatamos durante a socialização, momento em que observamos a compreensão dos cursistas em relação à coerência entre o texto e a imagem, as cores e os elementos, e ainda que a propaganda destaca a responsabilidade social atrelada ao desenvolvimento sustentável. As apresentações foram muito aplaudidas pelos colegas.

Oportunizamos a avaliação oral e os cursistas elogiaram bastante o trabalho da formadora e a oportunidade de troca de experiências, do trabalho em grupos que só vem a somar ao conhecimento individual. A formadora aproveitou a oportunidade para comentar a avaliação da oficina anterior, na qual observou mais aspectos positivos que negativos.

Em seguida demos as orientações para o próximo encontro, para o qual deveriam estudar as atividades das Unidades 19 e 20 – TP 5, quando falaremos sobre coesão textual.

Agradecemos e parabenizamos a participação dos cursistas e encerramos este encontro.

Um comentário:

  1. oi querida formadora, cadê as novas fotos??gostaria de vê-las por aqui, bjs e uma feliz semana!

    ResponderExcluir