terça-feira, 23 de agosto de 2011

OFICINA DE 09/04/2011 - LÍNGUA PORTUGUESA




Programa Gestão de Aprendizagem Escolar - Gestar II

Área de formação: Língua Portuguesa

Coordenadora Municipal: Adriana Augusta dos Santos

Cursista: Benedita Ricarda da Silva Soares

Função: Formadora

Município/Estado: Esplanada - Bahia

Data: 09/04/2011

Polo: Colégio Municipal Dr. Antonio Carlos Magalhães

Relatório da 2ª oficina introdutória de Língua Portuguesa e discussão das atividades da unidade 09 do TP3.

Em 09 de abril de 2011 ocorreu o primeiro encontro presencial do Gestar II de Língua Portuguesa, no município de Esplanada - BA.

Os cursistas de Língua Portuguesa e Matemática foram recebidos na sala de vídeo pelas formadoras Benedita Ricarda, Língua Portuguesa e Margarete Ribeiro, Matemática.

Após as boas vindas, foi feita a abertura com apresentação de slides Bom dia, de que todos gostaram.

Em seguida entregamos os classificadores com a mensagem “ Começar é arte” que foi lida e comentada pelas formadoras como forma de incentivo.

Para nos apresentamos fizemos a dinâmica Bingo Social, sendo vencedora uma cursistas de Língua Portuguesa que recebeu de prêmio uma caixa de bombons que dividiu com os colegas na hora do lanche.

Foram entregues os crachás e a seguir uma Avaliação Diagnóstica, após a conclusão fizemos um lanche. Quando terminaram, foram exibidos slides de apresentação do Guia Geral com todas as informações necessárias para a execução das atividades. Passamos ainda o cronograma dos encontros presencias do Gestar II neste ano letivo.

Para encerrar esta etapa, mostramos os slides “Acomodados” para motivar nossos cursistas a nunca desistir dos seus objetivos.

Retornamos depois do almoço e separamos os grupos por disciplina.

A formadora Benedita pôs na lousa todas as formas de contato com ela, bem como a pauta desta oficina.

Primeiramente explicou sobre a utilização do material ( Caderno de Teoria e Prática –TP e Atividades de Apoio À Aprendizagem- AAA ) e prestou esclarecimentos sobre a confecção do portfólio, que é um dos critérios de avaliação dos cursistas.

Depois iniciamos o trabalho com o TP3, Gêneros e tipos textuais.

A formadora orientou sobre os estudos (ler, interpretar, responder) das atividades do TP3 unidade 09 e, principalmente anotar todas as dúvidas encontradas para socializarmos no próximo encontro.

Encerramos as atividades e os cursistas disseram que gostaram bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário