sexta-feira, 26 de agosto de 2011

OFICINA 7 - UNIDADE 14- TP4








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA

RELATÓRIO DA OFICINA 7 – UNIDADE 14 – TP4

DATA: 09/07/2011

No dia 09 de julho de 2011 realizamos mais um encontro do Gestar II, Língua Portuguesa, no qual os cursistas foram recebidos com a mensagem MESMO ASSIM..., de Madre Teresa de Calcutá, que foi lida e socializada pelos cursistas que a acharam linda.

A seguir a formadora teceu alguns comentários sobre os relatórios do TP3, entregues no último encontro ou enviados por e-mail, elogiou o trabalho desenvolvido e deu orientações pra melhorá-los ainda mais, sobretudo no que diz respeito às atividades dos estudantes.

Durante a socialização do Avançando na prática, alguns cursistas falaram da facilidade na realização das atividades, principalmente quando os alunos precisam expor oralmente, e da dificuldade que têm em produzir textos; comentaram sobre alunos que não se integram aos demais colegas ou que permanecem calados durante a execução da atividade ou de suas aulas.

Um cursista socializou sua atividade e falou das facilidades das quais dispomos hoje, ao contrário de “antigamente” e, mesmo assim, o aluno não expande seu conhecimento; disse ainda que o que a gente tem na escola não atrai o aluno que é aprovado sem saber ler e que comprovou estas dificuldades no último ENEM. Abordou também a falta de responsabilidade da família no acompanhamento aos filhos entregues à escola. O problema da ausência da família foi citado por outra cursista em relação ao fato de não acompanharem os deveres de casa.

Socializamos as Atividades das Unidades 13 e 14 do TP4, hora em que os cursistas tiveram a oportunidade de comentar sobre os estudos realizados em relação ao conteúdo trabalhado. Muito proveitosa a discussão.

Quando solicitados para comentarem a avaliação da oficina anterior (o que foi pedido pela formadora para que fosse escrito), constatamos que os cursistas não haviam feito, mas comentaram oralmente que havia sido muito boa.

Uma cursista aproveitou o momento para elogiar o Gestar II, dizendo que através dele poderá melhorar sua prática pedagógica contribuindo para a formação dos seus alunos.

Fizemos a pausa para o lanche e ao retornarmos formamos os grupos para execução da oficina levando-se em conta a série a que se destina a atividade.

Durante a apresentação vimos atividades diversas, que segundo os cursistas, poderiam ser aplicadas em todas as séries, adequando-as à realidade de cada turma. Uma equipe propôs, a partir do estudo do poema Cidadezinha Qualquer, de Carlos Drummond de Andrade, uma atividade de conhecimento da própria cidade; a de antigamente com fotos, pesquisas, depoimentos; e a da atualidade a partir do conhecimento prévio, fotos tiradas pelos alunos, montagem de painéis que seriam fixados nas paredes externas da escola juntamente com produções textuais com abordagem do tema.

Outra equipe propôs questões de interpretação do poema na qual seriam abordados alguns aspectos importantes do gênero textual em questão.

Após a socialização, todos foram bastante aplaudidos, e a formadora fez algumas considerações sobre a atividade.

Em seguida, com um barquinho, representando a oficina, avaliou o desempenho dos cursistas, elogiando-os, procurando motivá-los sempre, e o barquinho foi passando de mão em mão e cada um dizia o que tinha achado da oficina. Falaram dos momentos de descontração e união e da dificuldade de alguns cursistas em participar ativamente das oficinas, mas esta oficina foi considerada muito boa.

Quando concluímos a avaliação, a formadora parabenizou os cursistas e deu orientações para o próximo encontro e os estudos do TP4, Unidades 15 e 16 e encerrou a oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário