terça-feira, 23 de agosto de 2011

OFICINA 5 - TP3 REALIZADA EM 14/05/2011






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

DATA: 14/05/2011

RELATÓRIO DA OFICINA 5 – UNIDADE 10 – TP3

Neste encontro do GESTAR II, Língua Portuguesa realizado em 14 de maio de 2011, a acolhida foi feita com a entrega da mensagem Jamais deixe de sonhar, da qual todos gostaram.

Socializamos as questões da Avaliação diagnóstica do encontro anterior e tecemos alguns comentários sobre os aspectos a serem trabalhados no curso.

A seguir distribuímos bolas, orientamos, e os cursistas realizaram a dinâmica Expectativas em alta, cheios de entusiasmo e alegria. Durante a socialização, cada um estourava a sua bola, falava a palavra que estava dentro, ou seja, sua expectativa em relação ao curso,dizia algo sobre o que representava e a mesma era escrita num cartaz, e a formadora informou que ao final do curso verificaremos se os objetivos foram alcançados.

Em seguida os cursistas socializaram atividades que desenvolveram com seus alunos. Uma cursista comentou que fez uma atividade sobre linguagem verbal e não-verbal para produção de textos; outra trabalhou com fábulas e reescrita em quadrinhos, poemas e outros gêneros textuais; já outra disse que obteve êxito trabalhando com músicas e que seus alunos produziram textos maravilhosos. Uma cursista abordou a dificuldade de acompanhar e avaliar turmas tão grandes, no que todos concordaram.

Quando terminamos, fizemos uma pausa para o lanche e depois nos dirigimos à sala de vídeo, juntamente com os cursistas de Matemática, a pedido da Coordenadora Adriana Augusta que nos esperava para falar sobre a importância do Projeto Gestar nas escolas.

A Coordenadora iniciou apresentando o vídeo O poder da visão que foi comentado pelas formadoras e cursistas, que o acharam muito bom. Depois, através de slides, deu todas as orientações para a execução do Projeto Gestar II nas escolas do município, esclarecendo todas as dúvidas, informando aos cursistas que este trabalho faz parte da avaliação do curso e para concluir, exibiu mais um vídeo motivacional.

Ao retornarmos, prosseguimos nosso trabalho socializando as atividades do TP3, Unidades 9 e 10.

Para executar a Oficina 5 – Unidade 10 – TP3, fizemos a dinâmica das aves para a formação dos grupos, que deveriam planejar atividades de leitura, interpretação e produção de textos, visando a análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais dos exemplos dados no TP.

A socialização da oficina foi ótima, foram excelentes as apresentações, todos participaram efetivamente e foram bastante aplaudidos pelos colegas.

Quando terminaram as apresentações, fizemos a avaliação da oficina.

A seguir demos as orientações para o próximo encontro, ler, estudar, executar as atividades do TP3, Unidades 11 e 12; e encerramos agradecendo aos cursistas e elogiando sua participação na oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário