terça-feira, 23 de agosto de 2011

OFICINA 6 - UNIDADE 13 - TP3






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

DATA: 28/05/2011

RELATÓRIO DA OFICINA 6 – UNIDADE 12 – TP3

No dia 28 de maio nos reunimos para a execução desta oficina e acolhi os cursistas com uma linda mensagem sobre autoestima, que foi lida por uma colega e acharam-na muito bonita.

A seguir socializamos as atividades das Unidades 11 e 12 – TP3 e o Texto de referência. Alguns cursistas comentaram o fato de terem muitas leituras e atividades para fazerem, mas, mesmo assim, pude perceber que estão se esforçando, se empenhando ao máximo para realizá-las, pois o assunto deste TP é bastante incentivador, porque trata de Gêneros e Tipos Textuais e o tema trabalho também contribui, pois trata do cotidiano de todos nós. Sendo assim, foi bastante produtiva nossa discussão.

Para descontrair fizemos a dinâmica Você gosta do que faz? , que provocou mais risos que reflexões, e este era o objetivo.

Fizemos nossa pausa para o lanche e depois passamos à socialização do Avançando na Prática, momento em que tive a oportunidade de observar o trabalho feito em sala de aula.

Uma cursista iniciou dizendo que optou por fazer a formação em Língua Portuguesa por não gostar muito da disciplina e pretende vencer esta dificuldade e executou a atividade com o gênero biografia e que seus alunos gostaram muito, principalmente por falar de suas próprias vidas.

Uma professora trabalhou descrição e, apesar de haver uma resistência inicial dos alunos, depois se “entregaram” à atividade, mas teve dificuldade na hora de produzirem os textos e, após a correção, na reescrita, (dificuldade relatada por muitos cursistas) mesmo assim os alunos demonstraram desinibição e entusiasmo durante a aula.

Outra mostrou que se pode trabalhar com o mesmo assunto de maneira diferente, pois ela utilizou outros procedimentos para executar a atividade com descrição e foi bastante produtiva.

Mais uma cursista socializou a atividade e utilizou fábula, outro gênero estudado, e que os alunos participaram ativamente, lendo, vendo outras versões, que discutiram bastante e gostaram muito.

Outra cursista utilizou a atividade com manuais de instruções, rótulos de embalagens em sua turma de 5º ano, produziram receitas que fazem em casa e haviam se preparado para fazer uma receita, mas não foi possível, porque faltou gás na escola, mas, ainda assim, os alunos gostaram demais da aula.

Parabenizei a todos pelo empenho na realização das atividades, mas ressaltei o fato de terem que escolher uma turma de Fundamental II para executarem o Avançando na Prática, objeto do relatório que comporá seu portfólio.

Para execução da Oficina 6 – Unidade 12 formamos dois grupos, sendo que um deveria enumerar argumentos comprovando que o texto “O salário mínimo” podia ser considerado um exercício escolar, e o outro, argumentos mostrando que o texto não se trata de um exercício escolar.

A socialização desta oficina foi ótima, com direito à réplica, excelente discussão dos argumentos apresentados.

Mais uma vez parabenizei a todos pela apresentação, e também ouvi muitos elogios sobre a oficina, no entanto pedi que fizessem uma síntese avaliando nosso trabalho e a entregassem no próximo encontro, para o qual dei as orientações, solicitando que fizessem as leituras e atividades sobre Letramento, assunto do TP4, Unidades 13 e 14.

Agradeci a todos à participação e encerramos a Oficina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário