sexta-feira, 26 de agosto de 2011

OFICINA 8 - UNIDADE 16 - TP4






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

DATA: 23/07/2011

RELATÓRIO DA OFICINA 8 – UNIDADE 16 – TP4

Realizamos esta oficina no dia 23 de julho de 2011.

Os cursistas foram acolhidos com a música Canção da América, de Milton Nascimento e a mensagem Bons Amigos, um lindo poema de Machado de Assis, e aproveitamos para nos lembrarmos do Dia do Amigo, 20 de julho, nos abraçamos e dissemos palavras agradáveis uns aos outros. Foi emocionante!

Em seguida uma cursista justificou sua ausência no encontro passado, pois participou de um fórum em Salvador, onde discutiram os problemas das drogas nas escolas, o Estatuto da Criança e do Adolescente, tema este que gerou tanta discussão que tivemos dificuldades em retomar a oficina, mas pudemos também conhecer bem de perto a nossa realidade.

Socializamos as atividades das Unidades 15 e 16 feitas pelos cursistas.

O que gerou bastante discussão foi Texto de referência “Por que meu aluno não lê?” É a queixa constante da maioria dos professores, que abordaram o fato de que todos deveriam trabalhar com leitura e interpretação e a cobrança é feita sempre aos professores de Língua Portuguesa, e que por isso, muitos alunos chegam ao segundo grau sem saber ler e interpretar, mas se todos trabalhassem juntos, o resultado seria bem melhor.

A socialização do Avançando na prática foi muito rica, pois uma cursista teve a oportunidade de exibir os trabalhos feitos por seus alunos, os cartazes e as produções textuais e disse o quanto foi prazeroso desenvolver esta atividade. Outra cursista falou do livro de receitas (de comidas da região) que os alunos fizeram e todos gostaram bastante.

Considerando o quanto são ricas todas as atividades do Gestar II, os cursistas propuseram à formadora a possibilidade de realizarem as das unidades pares, e embora a mesma tenha concordado, ficou de consultar a coordenadora Adriana Augusta.

A seguir fizemos a dinâmica dos bombons e, neste momento de descontração, vimos colegas visivelmente emocionados o que gerou muitos aplausos.

Fizemos a pausa para o lanche e quando retornamos, a formadora pediu aos cursistas que pegassem uma balinha colada atrás da carteira e conforme as cores formassem os grupos para execução da oficina.

As equipes conseguiram de maneira diversificada planejar sua aula, o que constatamos durante a socialização bem explicada pelos grupos e alguns colegas acharam-nas excelentes para aplicar em sala, por isso todas foram aplaudidas.

A avaliação da oficina foi em uma folha contendo duas mãos com os gestos positivo e negativo e será comentada no próximo encontro, mas pela reação dos cursistas percebemos que foi muito boa.

Após as orientações para o próximo encontro em 06/08, a formadora parabenizou os cursistas pelo desempenho e participação, agradeceu a todos e encerrou a oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário