terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mensagem de Gandhi

Mensagem

Se eu deixasse algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.

A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.

Deixaria para você, se houvesse, o
respeito àquilo que é indispensável:

Além do pão; o trabalho.
Além do trabalho; a ação.

E quando tudo mais faltasse, um segredo:

o de buscar no interior de si mesmo a resposta
e a força para encontrar a saída.

(Gandhi)

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

03/09/2011

BEIJOS - BENÉ

OFICINA 12 - UNIDADE 24 -- TP6









PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

OFICINA 12: UNIDADE 24 – TP6

DATA: 24/09/2011

Na oficina do dia 24/09 nossos cursistas receberam uma linda mensagem que foi lida e comentada por todos.

Em seguida socializamos as Atividades das Unidades 23 e 24. As atividades 1 e 2 abordam a preocupação dos linguistas com a extinção das línguas, sua relação com as diversas culturas e porque é importante preservá-las. Este tema gerou a discussão da linguagem usada, principalmente pelos mais jovens nas redes sociais.

A formadora aproveitou a oportunidade para ler um texto bastante engraçado sobre e-mail e todos riram muito durante a leitura.

Nas atividades de revisão e edição de textos discutiu-se a maneira que alguns professores usam para corrigir as produções dos alunos, empregando códigos, palavras e expressões que em nada contribuem para a correção e reescrita e sugeriu algumas frases que os auxiliem na avaliação de maneira que permita uma melhor compreensão dos estudantes. Fizemos ainda o estudo de um conto e algumas atividades propostas para avaliação.

O estudo do Texto de referência: Auxiliando os alunos a editar foi considerado muito bom, e pode contribuir com o trabalho de cada um.

Alguns cursistas socializaram o Avançando na prática, mostraram atividades dos alunos, e uma cursista ficou visivelmente emocionada ao ler e comentar algumas produções de seus alunos, o que serviu de motivação para os demais.

Após o lanche, formamos os grupos, de acordo com a série com que trabalham para execução da oficina. Os grupos apresentaram as obras que trouxeram, discutiram a qualidade delas e fizeram um planejamento abordando a melhor forma de trabalhá-las com seus alunos, socializaram-nas e foram aplaudidos pelos demais.

Foi muito bom o resultado obtido.

A formadora comentou a avaliação da oficina anterior, agradeceu as palavras elogiosas ao seu trabalho e retribuiu os elogios aos cursistas pelo trabalho e bons momentos compartilhados.

Distribuímos as folhas para avaliação da oficina, mas constatamos pelas palavras, que todos ficaram satisfeitos.

Em seguida, demos as orientações para a próxima oficina (08/10) quando deveram socializar as Atividades 1 e 2 – TP1 – Variantes linguísticas. Agradecemos a todos e encerramos este encontro.

OFICINA 11 - UNIDADE 22 - TP6








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

OFICINA 11: UNIDADE 22 – TP6

DATA: 03/09/2011

Neste encontro do dia 03 de setembro, recebemos os cursistas com o carinho de sempre, entregando-lhes uma linda mensagem de Gandhi que emocionou a todos.

Socializamos algumas atividades das Unidades 21 e 22- TP6 com ampla discussão, por se tratar de argumentação. Algumas propostas, segundo os cursistas, eram excelentes para levar aos alunos, a exemplo da Atividade 4, uma ótima ideia para discutir temas complexos como Sexo entre adolescentes, Drogas entre outros.

O Texto de referência expôs diversos tipos de argumentação: de autoridade; baseado no consenso; baseado em provas concretas e com base no raciocínio lógico, que nos permitiram compreender alguns pontos importantes.

Alguns cursistas socializaram o Avançando na prática e falaram sobre o prazer que têm em desenvolver as Atividades do Gestar II com seus alunos, que também gostam de fazê-las.

Após o lanche, fizemos a Dinâmica: Surpresas em uma caixa que propôs aos grupos declamar, dançar e cantar proporcionando momentos de descontração.

A seguir, os mesmos grupos da dinâmica executaram a Oficina cujo objetivo era desenvolver o fechamento de um texto de Moacyr Scliar. Muito barulhento este trabalho (aliás, era esta a proposta), pois as discussões do planejamento e revisão do texto deveriam ser feitas em voz alta. Cada grupo fez um desfecho diferente, que provocou risos durante a socialização.

A formadora leu o texto original e pudemos compará-lo às produções dos cursistas, percebendo algumas ideias semelhantes. Todos acharam esta atividade muito boa, inclusive uma boa sugestão para se trabalhar em sala.

Os trabalhos foram muito elogiados pela formadora que parabenizou a todos pela criatividade e participação.

Em seguida distribuímos uma folha para avaliação da oficina, que foi recolhida para comentarmos no próximo encontro.

A formadora deu as orientações para a próxima oficina (24/09) para a qual deverão executar as atividades das Unidades 23 e 24 do TP6, que trata de produção textual. Solicitou também que para esta oficina trouxessem obras literárias consideradas adequadas para as séries com que trabalham.

Finalizamos este encontro agradecendo a presença de todos.

MENSAGEM

Mensagem

Autor desconhecido

Quantas vezes nós pensamos em desistir,
deixar de lado o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada
com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade
sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão,
mesmo cercado de pessoas;
Quantas vezes falamos sem ser notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;
Quanta vezes aquela lágrima teima em cair,
justamente na hora em que precisamos parecer fortes;
Quantas vezes pedimos a Deus
um pouco de força, um pouco de luz;
E a resposta vem, seja lá como for:
um sorriso, um olhar cúmplice,
um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;
E a gente insiste;
Insiste em prosseguir, em acreditar,
em transformar, em dividir, em estar, em ser;
E Deus insiste em nos abençoar, em nos mostrar o caminho:
Aquele mais difícil, mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir, por que tem uma missão...
SER FELIZ!


GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

20/08/2011

BEIJOS

BENÉ

OFICINA 10 - UNIDADE 20 - TP5








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO: ESPLANADA – BA

OFICINA 10 – UNIDADE 20

DATA: 20/08/2011

No dia 20 de agosto de 2011 realizamos a Oficina 10 – Unidade 20 – TP5, na qual a formadora recebeu os cursistas entregando uma linda mensagem que leu, comentou e todos ficaram emocionados.

A seguir iniciamos a socialização das Atividades das Unidades 19 e 20 discutindo sobre coesão textual a exemplo de “Águas e cores” onde só se percebe a relação entre a imagem verbal e visual após a leitura do texto; nos poemas “A pesca” e “O show” não foram empregados laços coesivos, mas a unidade de sentido é perfeita, pois a falta destes elementos não impede a compreensão dos mesmos. Uma cursista aproveitou o momento para nos questionar sobre a diferença entre poema e poesia, no que fomos ajudadas por outra cursista que disse que poema é um gênero textual diferente de prosa na sua estrutura e, mesmo em prosa pode haver poesia, que é a escolha de palavras que emocionam, sensibilizam, tem ritmo, mesmo não sendo escrita em versos (que é o caso do poema). A cursista ficou satisfeita com a explicação, pois, finalmente compreendeu. Abordamos também a dificuldade de interpretação em textos que geram ambiguidade. Uma cursista disse que tinha lido o texto “Dona Custódia” e o achou muito bom, por isso o socializamos,

após a leitura dos cursistas, rimos muito, pois este texto de Fernando Sabino nos mostra uma situação inusitada, mas é interessante notar que a descrição da personagem título é feita por meio de negativas, outro ponto de estudo da Unidade 20.

O Texto de referência aprofundou nosso conhecimento sobre coerência e coesão textual e pudemos conhecer opiniões de diferentes teóricos.

Alguns cursistas socializaram as Atividades do Avançando na prática e uma colega disse que reproduziu os textos do AA e que tem um material muito rico que lhe proporcionou um trabalho bastante proveitoso com os alunos. Outra informou que fez uma atividade de produção textual enfocando sequência lógica e foi muito bom o resultado.

Fizemos a pausa para o lanche e retornamos para executar a oficina, entretanto, a dinâmica que havíamos preparado para formação de grupos não foi possível, devido ao número reduzido de cursistas neste encontro.

Formamos duas equipes que executaram a proposta de criação de um texto publicitário fazendo uso da linguagem verbal e não verbal, provocando o interesse dos “compradores” por meio de uma frase negativa. O resultado foi excelente, as apresentações foram bastante aplaudidas.

Fizemos a avaliação e percebemos o carinho e generosidade dos cursistas em relação ao nosso trabalho e o prazer de estarem fazendo o curso, e que esta oficina tinha sido muito boa. Elogiamos a participação de todos e agradecemos aos elogios, parabenizando-os também.

A formadora orientou para o próximo encontro, para o qual deverão estudar o TP6 – Unidades 21 e 22, que trata de Argumentação e linguagem e Produção textual: planejamento e escrita.

Agradecemos a presença e encerramos este encontro.