terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Oficina 3- Unidade 6 - TP2






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS
FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES
MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA
RELATÓRIO DA OFICINA 3 – UNIDADE 6 – TP2
DATA: 26/11/2011

A acolhida aos cursistas neste encontro foi feita com a entrega da Mensagem Sábio é aquele que permite descobrir, da qual todos gostaram.
A socialização dos conteúdos estudados nas Unidades 5 e 6 do TP2 teve início com a atividade 2 que mostra o diálogo entre uma criança, sua avó e a babá, em que analisamos traços do dialeto infantil e alguns cursistas deram exemplos e apreciaram a ideia de trabalhar com textos semelhantes . Discutimos o texto Osarta que mostra uma escola que não se preocupa com o progresso do aluno, ao contrário, o objetivo principal é isolá-lo e impedir seu crescimento pessoal, pois incentiva o medo que não é a melhor maneira de se lidar com crianças e adolescentes; citaram exemplos de comportamentos parecidos de alguns professores que ainda agem coagindo e ameaçando alunos. Socializamos outras atividades muito interessantes. O Texto de referência Questões ligadas ao ensino da gramática foi amplamente discutido, principalmente no que diz respeito às diferenças entre a gramática do português falado e do escrito, sobretudo pela cobrança feita aos alunos do Ensino Médio.
Em seguida fizemos a dinâmica do bilhete, onde quem manda o bilhete é que tem que cumprir a tarefa, ao invés do destinatário. Foi muito boa, tivemos momentos de emoção, oração, brincadeira e nos permitiu avaliar o fato de que é mais fácil quando cobramos dos outros do que fazermos as coisas.
Depois que lanchamos, formamos dois grupos para a execução da Oficina 3 – Unidade 6 – TP2.
Um grupo escolheu o texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento, de Maria Clara Machado, o outro, o texto 2- o poema Quatro, de Leo Cunha, baseado nas pinturas de Giuseppe Arcimboldo.
O primeiro destacou o discurso direto, próprio do gênero teatral, o uso de vocativo com verbos no imperativo, a pontuação, a descrição dos personagens e criticaram o modo de ensinar de Tia Adelaide, propuseram ainda a elaboração de cartazes conscientizando a todos sobre problemas na escola. O segundo grupo falou das rimas e das dificuldades que os alunos têm em interpretar este gênero textual, mas achou excelente a ideia de fazer um paralelo entre o texto verbal e o não verbal. A proposta de produção textual foi uma narrativa.
Os relatos foram bastante aplaudidos e a avaliação da oficina, muito positiva.
Parabenizei aos cursistas e agradeci pelos elogios, dedicação e carinho com esta formadora e concluímos orientando para o próximo encontro em 10/12 quando deverão ter feito as atividades das Unidades 7 e 8 do TP2, nossa última oficina de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário