quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO NO ENCERRAMENTO





MENSAGEM DE AGRADECIMENTO



Através dessa mensagem, quero lhe agradecer.
Quero que saiba que sua ajuda me foi de grande valia.
E quero que saiba que pessoas tão especiais como você estão sempre prontas para fortalecer a união fraterna.
Eu procuro olhar dentro dos corações das pessoas, porque sabemos que é de lá que extraímos o que temos de melhor.
Obrigada por sua atenção e pelo carinho dedicado.
Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro.
Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.
Que o Universo te cubra de bênçãos e seja sempre muito feliz.

Muito obrigada!
Que o espírito natalino traga aos nossos corações a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor. BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!
Beijos, Bené

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
17/12/2011

OFICINA DE AVALIAÇÃO DO GESTAR II - 2011






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS
FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES
MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA
RELATÓRIO DA OFICINA DE AVALIAÇÃO
DATA: 17/12/2011

Reunimo-nos nesta data no polo do Colégio Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, onde foram realizados todos os outros encontros, para o encerramento do CURSO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA.
Juntos, na sala de vídeo, as formadoras Benedita e Margarete receberam seus cursistas iniciando as atividades com a apresentação dos slides As cores dos Amigos, do qual todos gostaram.
Em seguida, as formadoras exibiram slides dos melhores momentos do curso e cada um que se via, comentava, ria, se emocionava.
Depois, todos receberam uma Mensagem de Agradecimento, com sua foto e de novo ficaram emocionados.
Os cursistas de Língua Portuguesa fizeram uma linda homenagem a esta formadora, entregando cartão com assinaturas e presente, e outra cursista entregou outro lindo cartão e mais presente, e ainda a deixaram mais comovida e sensibilizada quando fizeram um acróstico com seu nome, tudo registrado com muitas fotos.
Fizemos a Dinâmica do Cartão de Natal e todos assinaram os cartões dos colegas deixando uma mensagem de carinho. Sentimos falta de um colega que não compareceu por um motivo justo.
Após a dinâmica, nos separamos do grupo de Matemática para realizarmos nossa avaliação.
A formadora mostrou um cartaz feito no início do curso, quando fizemos a Dinâmica “Expectativas em alta”, e perguntou aos cursistas se havíamos conseguido, se todas as expectativas foram alcançadas. Alguns cursistas fizeram comentários e as respostas foram bastante positivas.
Fizemos uma pausa para o lanche e, no retorno, a formadora entregou uma lembrancinha aos cursistas que agradeceram, se abraçaram e disseram estar felizes.
Quando dissemos que a hora era de avaliação, ficaram um pouco apreensivos, mas a tranquilidade fluiu quando receberam as avaliações e se autoavaliaram e também ao curso.
Em seguida, entregaram os portfólios, que lhes serão devolvidos no dia da Certificação do Gestar II (ainda sem data definida) e a formadora, mais uma vez, agradeceu aos cursistas pela colaboração, carinho, compreensão e a grande amizade que nasceu e se desenvolveu durante este ano de convivência e troca de conhecimentos.
Houve aplausos, mais agradecimentos dos cursistas e fomos almoçar em um restaurante, juntos com a formadora e os cursistas de Matemática, para nos confraternizarmos e encerrarmos o GESTAR II 2011, LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA, no nosso Município.

Oficina 4 - Unidade 8 - TP2






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS
FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES
MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA
RELATÓRIO DA OFICINA 4 – UNIDADE 8 – TP2
DATA: 10/12/2011

Os cursistas foram recebidos com a Mensagem O valor da amizade e gostaram bastante.
A seguir começamos a socialização dos conteúdos das Unidades 7 e 8 do TP2, discutindo atividades que abordam a linguagem verbal e não verbal, valorizando as funções da arte, a exemplo do texto de Ferreira Gullar, através do qual nos expõe sua motivação para escrever.Falamos sobre a arte como interpretação da realidade, arte e conotação e socializamos outras atividades e o Texto de referência que nos possibilitaram uma troca de informações referentes a alguns conceitos sobre o que as imagens nos sugerem, a impressão que nos proporcionam e, principalmente sobre a importância do conhecimento prévio acerca de determinados assuntos.
Alguns cursistas relataram sua experiência, mostraram fotos e atividades dos alunos, foi um momento muito bom.
Organizamos os grupos para a execução da Oficina 4 – Unidade 8 – TP2, cuja proposta é de interpretação e produção textual de um texto não verbal, com imagens sugestivas e apenas uma palavra, que determina todo o contexto.
A socialização foi muito aplaudida, pois os grupos se empenharam no desenvolvimento da atividade. Após a discussão da interpretação das questões propostas, cujas respostas foram semelhantes, a produção dos bilhetes fez a diferença. Um grupo empregou um tom de seriedade de outro trabalhador criticando a atitude do patrão; já o outro ironizou a atitude, o que resultou em boas risadas.
Por ser o último encontro antes do de avaliação do GESTAR II, a formadora parabenizou os cursistas pelo empenho e dedicação durante o curso, agradeceu pelos bons momentos, amizade e companheirismo e desejou muito sucesso a todos e êxito na tarefa de educador e que toda experiência e conhecimento adquiridos sirvam para melhorar a prática pedagógica de cada um na sublime tarefa de educar. Foi um momento de emoção para todos nós.
A avaliação da oficina foi numa folha com as frases: Que bom! Que pena! Infelizmente... As respostas foram positivas em relação ao primeiro item; quanto ao segundo, a maioria lamentou que o curso tivesse terminado e Infelizmente... que alguns colegas não tenham concluído conosco e a falta que farão nossos encontros.
Excelente a avaliação. Esta formadora sentiu-se realizada por não ter medido esforços para proporcionar aos cursistas um espaço acolhedor, alegre, dinâmico e de aprendizado para todos.
Conforme havíamos combinado, lembramos que no próximo dia 17/11 faremos a avaliação do curso, autoavaliação dos cursistas e receberemos os portfólios e depois um almoço de confraternização juntos com os colegas do curso de Matemática.
Agradecemos a todos e encerramos esta última oficina com a consciência do dever cumprido.
Foi muito bom o GESTAR II 2011 – Língua Portuguesa. Obrigada a todos que acreditaram no esforço desta formadora para conduzir um trabalho tão importante para o desenvolvimento da educação em nosso Município.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mensagem socializada em 26/11/2011

Mensagem


Sábio é aquele que permite descobrir;
que reconhece a importância de aprender o novo,
que abre seu coração para sentir e ouvir...

Sábio é aquele que permanece em silêncio, observando os passos da mente, as fragrâncias,
os lugares escondidos dentro do seu ser...

Sábio é aquele que ouve antes de falar,
que sorri antes de chorar,
que permanece quieto para sentir
o frescor da noite em seu interior.

Sábio é aquele que diz sim para a vida,
que desperta o amor em si e em seu semelhante,
na intenção de criar um mundo melhor a todos nós.

Sábio é aquele que ama seu irmão que vê,

Como ama a Deus que não vê.

Sábio é aquele que vive e sabe viver!

(Autor Desconhecido)

Beijos,
Bené
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
26/11/2011

Oficina 3- Unidade 6 - TP2






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS
FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES
MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA
RELATÓRIO DA OFICINA 3 – UNIDADE 6 – TP2
DATA: 26/11/2011

A acolhida aos cursistas neste encontro foi feita com a entrega da Mensagem Sábio é aquele que permite descobrir, da qual todos gostaram.
A socialização dos conteúdos estudados nas Unidades 5 e 6 do TP2 teve início com a atividade 2 que mostra o diálogo entre uma criança, sua avó e a babá, em que analisamos traços do dialeto infantil e alguns cursistas deram exemplos e apreciaram a ideia de trabalhar com textos semelhantes . Discutimos o texto Osarta que mostra uma escola que não se preocupa com o progresso do aluno, ao contrário, o objetivo principal é isolá-lo e impedir seu crescimento pessoal, pois incentiva o medo que não é a melhor maneira de se lidar com crianças e adolescentes; citaram exemplos de comportamentos parecidos de alguns professores que ainda agem coagindo e ameaçando alunos. Socializamos outras atividades muito interessantes. O Texto de referência Questões ligadas ao ensino da gramática foi amplamente discutido, principalmente no que diz respeito às diferenças entre a gramática do português falado e do escrito, sobretudo pela cobrança feita aos alunos do Ensino Médio.
Em seguida fizemos a dinâmica do bilhete, onde quem manda o bilhete é que tem que cumprir a tarefa, ao invés do destinatário. Foi muito boa, tivemos momentos de emoção, oração, brincadeira e nos permitiu avaliar o fato de que é mais fácil quando cobramos dos outros do que fazermos as coisas.
Depois que lanchamos, formamos dois grupos para a execução da Oficina 3 – Unidade 6 – TP2.
Um grupo escolheu o texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento, de Maria Clara Machado, o outro, o texto 2- o poema Quatro, de Leo Cunha, baseado nas pinturas de Giuseppe Arcimboldo.
O primeiro destacou o discurso direto, próprio do gênero teatral, o uso de vocativo com verbos no imperativo, a pontuação, a descrição dos personagens e criticaram o modo de ensinar de Tia Adelaide, propuseram ainda a elaboração de cartazes conscientizando a todos sobre problemas na escola. O segundo grupo falou das rimas e das dificuldades que os alunos têm em interpretar este gênero textual, mas achou excelente a ideia de fazer um paralelo entre o texto verbal e o não verbal. A proposta de produção textual foi uma narrativa.
Os relatos foram bastante aplaudidos e a avaliação da oficina, muito positiva.
Parabenizei aos cursistas e agradeci pelos elogios, dedicação e carinho com esta formadora e concluímos orientando para o próximo encontro em 10/12 quando deverão ter feito as atividades das Unidades 7 e 8 do TP2, nossa última oficina de estudos.

Mensagem Reflitam - Cecília Meireles

REFLITAM!
Cecília Meireles
Hoje me dei conta de que as pessoas
vivem a esperar por algo
E quando surge uma oportunidade
se dizem confusas e despreparadas
Sentem que não merecem
Que o tempo certo ainda não chegou
E a vida passa
E os momentos se acumulam
Como papéis sobre uma mesa
Estamos nos preparando para qualquer coisa
Mas ainda não aprendemos a viver
A arriscar por aquilo que queremos
A sentir aquilo que sonhamos
E assim adiamos nossas vidas
por tempo indeterminado
Até que a vida se encarregue
de decidir por nós mesmos
E percebemos o quanto perdemos
E o tanto que poderíamos ter evitado
Como somos tolos em nossos
pensamentos limitados
Em nossas emoções contidas
Em nossas ações determinadas
O ser humano se prende em si mesmo
Por medo e desconfiança
Vive como coisa
Num mundo de coisas
O tempo esperado é o agora
Sua consciência lhe direciona
Seus sentidos lhe alertam
E suas emoções não
mais são desprezadas
Antes que tudo acabe
é preciso fazer iniciar
Mesmo com dor e sofrimento
Antes arriscar do que apenas sonhar


BEIJOS
BENÉ

GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA
12/11/2011

Oficina 2- Unidade 4 - TP1







PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS
FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES
MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA
RELATÓRIO DA OFICINA 2 – UNIDADE 4 – TP1
DATA: 12/11/2011



No dia 12 de novembro de 2011 nos reunimos para mais um encontro do Gestar II, Língua Portuguesa.
A acolhida aos cursistas deu-se com a entrega da mensagem Reflitam, de Cecília Meireles e todos a acharam linda.
Iniciamos a socialização dos conteúdos das Unidades 3 e 4 do TP1. A Atividade 4, um texto sobre um atropelamento (em linguagem coloquial) foi bastante discutido, e a possibilidade de levá-lo à sala de aula com a proposta de elaboração de um outro tipo de texto foi bem aceita por todos., os cursistas o transformaram num texto jornalístico. Porã, um texto que aborda a questão do preconceito gerou ampla discussão, pois deram como exemplo situações comuns, não só dos alunos, mas também dos colegas cursistas. A fábula A raposa e as uvas de Millôr Fernandes traz outra versão e moral da história já conhecida de todos, e, segundo os cursistas, proposta excelente para os alunos compararem. O texto de referência, História de um conceito lido e discutido nos deu a oportunidade de expandir nosso conhecimento a respeito da leitura trazendo abordagens diversas.
Passamos a compartilhar os relatos dos cursistas e percebemos o quanto as Atividades do Avançando na prática têm ajudado na melhoria da prática pedagógica de cada cursista. Aproveitamos a oportunidade para elogiar os relatórios que nos foram enviados por e-mail e a atividades dos alunos mostradas neste encontro. Senti orgulho em estar compartilhando conhecimentos com profissionais tão interessados.
Após o lanche formamos os grupos para execução da Oficina 2 – TP1.
A língua (Fábula de tradição judaica), texto desconhecido da maioria dos cursistas, possibilitou diversas atividades. Durante a socialização percebemos a criatividade na elaboração dos planos de aula. Do uso de cartazes com desenhos ou fotos de língua a questionamentos sobre a utilização da mesma. A exploração do texto utilizando diversas formas de leitura, interpretação oral e escrita ainda permitiu a abordagem de aspectos financeiro e morais ,como a formação do caráter, da sabedoria e do respeito, e a produção de outros gêneros textuais.
Todos os planos serviram para motivar os cursistas das possibilidades que o texto nos fornece, sobretudo quando queremos motivar nossos alunos a ler e escrever.
A socialização foi bastante aplaudida pelos cursistas, que na avaliação oral, elogiaram o desenvolvimento de toda a oficina.
Demos as orientações para o próximo encontro em 26/11 para as leituras e estudo do TP2, Atividades das Unidades 5 e 6, parabenizamos mais uma vez nossos cursistas e encerramos este encontro, agradecendo a participação de todos.

Oficina 1 - Unidade 2 - TP1





PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS
FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES
MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA
RELATÓRIO DA OFICINA 1 – UNIDADE 2 – TP1
DATA: 08/10/2011



Neste encontro, a formadora acolheu os cursistas entregando-lhes poemas de Carlos Drummond de Andrade e, ao som de uma música, cada um retirava um poema da caixinha e lia quando esta parava de tocar.
Os poemas que sobraram também foram distribuídos e todos gostaram da dinâmica.
A seguir socializamos os conteúdos das Unidades 1 e 2, discutimos os problemas enfrentados pelos idosos com base no texto Retrato de velho; as relações entre irmãos com o texto Ciúme; o relacionamento amoroso em O caso do vestido e questões gramaticais com o texto Sexa e foram excelentes as opiniões de todos.
Depois, alguns cursistas relataram sua as atividades desenvolvidas em sala, demonstrando entusiasmo com os resultados obtidos.
Após o lanche, formamos os grupos para a execução da oficina. A formadora leu o texto A outra senhora em voz alta, conforme sugestão do TP em estudo e os grupos deram início à discussão para responder as questões para estudo do texto.
A socialização da Oficina foi muito boa, pois pudemos observar o interesse dos cursistas sobre o tema e a mistura de gêneros textuais abordados (Dia das Mães e crônica/ carta), principalmente porque a linguagem simples possibilita trabalhar conteúdos gramaticais e é de fácil compreensão aos alunos. Houve a possibilidade de abordarem outros tipos de texto que já havíamos visto, a exemplo da propaganda com a intenção de usar datas comemorativas como esta para incentivar o consumismo.
A execução da Oficina foi bastante proveitosa, pois a crônica de Drummond possibilitou ampla discussão o que facilitou a realização das atividades que foram excelentes.
Os cursistas disseram ter gostado muito da oficina e de tudo que foi discutido neste encontro.
A formadora parabenizou aos cursistas pelo trabalho desenvolvido e concluiu as atividades, orientando sobre o próximo encontro no próximo dia 12/11, quando deverão estudar e executar as atividades das Unidades 3 e 4 do TP1.