segunda-feira, 29 de agosto de 2011

OFICINA 9 - UNIDADE 18 - TP5








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL: ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA: BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO: ESPLANADA – BA

OFICINA 9 – UNIDADE 18

DATA: 06/08/2011

Neste encontro do dia 06 de agosto de 2011, para a realização da Oficina 9, Unidade 18 – TP5, recebemos os cursistas com a mensagem As palavras sempre ficam, que foi lida e apreciada por todos.

Em seguida socializamos algumas atividades das Unidades 17 e 18, cujos textos sobre estilística foram discutidos e a abordagem sobre estilo pessoal foi desenvolvida a partir do conhecimento prévio que nos leva a falar, vestir e nos comportarmos de acordo com o ambiente e com as pessoas ao nosso redor, o que nos leva a perceber o estilo de cada autor / poeta, sobretudo em relação à escolha do vocabulário.

Na socialização do Texto Teórico compreendemos a importância dada às palavras num determinado contexto, e que soltas nem sempre fazem sentido, entra aí a coerência ou falta dela, inclusive quando dizemos ”isto não diz coisa com coisa”, discutimos também a opinião de alguns teóricos acerca do tema abordado e tiramos nossas próprias conclusões.

Alguns cursistas comentaram o Avançando na Prática, sobre as dificuldades por falta de participação de alguns alunos, mas, quando se trata de novidade, a maioria gosta, e que alunos que ficam inibidos no início da atividade, descobrem o prazer e se soltam, com que todos concordaram.

A formadora aproveitou a oportunidade para elogiar os relatórios recebidos e disse que as atividades dos alunos estavam excelentes. Vale ressaltar que nossos cursistas estão preparando com muito gosto e carinho o material de suas aulas.

A seguir iniciamos a dinâmica do cachorrinho para discutirmos a questão de não ter tempo para cuidar das prioridades, sempre procurarmos adiar ou passar nossas responsabilidades para terceiros, problema colocado pelos cursistas nas avaliações das oficinas, só que o objeto da dinâmica foi logo “adotado” por uma cursista que se incumbiu de cuidar do bichinho, terminando a dinâmica, mas a formadora aproveitou o momento para abordar tais questões.

Fizemos nosso costumeiro intervalo para o lanche e ao retornarmos, formamos os grupos para execução da Oficina, que foi realizada com sucesso, conforme constatamos durante a socialização, momento em que observamos a compreensão dos cursistas em relação à coerência entre o texto e a imagem, as cores e os elementos, e ainda que a propaganda destaca a responsabilidade social atrelada ao desenvolvimento sustentável. As apresentações foram muito aplaudidas pelos colegas.

Oportunizamos a avaliação oral e os cursistas elogiaram bastante o trabalho da formadora e a oportunidade de troca de experiências, do trabalho em grupos que só vem a somar ao conhecimento individual. A formadora aproveitou a oportunidade para comentar a avaliação da oficina anterior, na qual observou mais aspectos positivos que negativos.

Em seguida demos as orientações para o próximo encontro, para o qual deveriam estudar as atividades das Unidades 19 e 20 – TP 5, quando falaremos sobre coesão textual.

Agradecemos e parabenizamos a participação dos cursistas e encerramos este encontro.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

OFICINA 8 - UNIDADE 16 - TP4






PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA – BA

DATA: 23/07/2011

RELATÓRIO DA OFICINA 8 – UNIDADE 16 – TP4

Realizamos esta oficina no dia 23 de julho de 2011.

Os cursistas foram acolhidos com a música Canção da América, de Milton Nascimento e a mensagem Bons Amigos, um lindo poema de Machado de Assis, e aproveitamos para nos lembrarmos do Dia do Amigo, 20 de julho, nos abraçamos e dissemos palavras agradáveis uns aos outros. Foi emocionante!

Em seguida uma cursista justificou sua ausência no encontro passado, pois participou de um fórum em Salvador, onde discutiram os problemas das drogas nas escolas, o Estatuto da Criança e do Adolescente, tema este que gerou tanta discussão que tivemos dificuldades em retomar a oficina, mas pudemos também conhecer bem de perto a nossa realidade.

Socializamos as atividades das Unidades 15 e 16 feitas pelos cursistas.

O que gerou bastante discussão foi Texto de referência “Por que meu aluno não lê?” É a queixa constante da maioria dos professores, que abordaram o fato de que todos deveriam trabalhar com leitura e interpretação e a cobrança é feita sempre aos professores de Língua Portuguesa, e que por isso, muitos alunos chegam ao segundo grau sem saber ler e interpretar, mas se todos trabalhassem juntos, o resultado seria bem melhor.

A socialização do Avançando na prática foi muito rica, pois uma cursista teve a oportunidade de exibir os trabalhos feitos por seus alunos, os cartazes e as produções textuais e disse o quanto foi prazeroso desenvolver esta atividade. Outra cursista falou do livro de receitas (de comidas da região) que os alunos fizeram e todos gostaram bastante.

Considerando o quanto são ricas todas as atividades do Gestar II, os cursistas propuseram à formadora a possibilidade de realizarem as das unidades pares, e embora a mesma tenha concordado, ficou de consultar a coordenadora Adriana Augusta.

A seguir fizemos a dinâmica dos bombons e, neste momento de descontração, vimos colegas visivelmente emocionados o que gerou muitos aplausos.

Fizemos a pausa para o lanche e quando retornamos, a formadora pediu aos cursistas que pegassem uma balinha colada atrás da carteira e conforme as cores formassem os grupos para execução da oficina.

As equipes conseguiram de maneira diversificada planejar sua aula, o que constatamos durante a socialização bem explicada pelos grupos e alguns colegas acharam-nas excelentes para aplicar em sala, por isso todas foram aplaudidas.

A avaliação da oficina foi em uma folha contendo duas mãos com os gestos positivo e negativo e será comentada no próximo encontro, mas pela reação dos cursistas percebemos que foi muito boa.

Após as orientações para o próximo encontro em 06/08, a formadora parabenizou os cursistas pelo desempenho e participação, agradeceu a todos e encerrou a oficina.

MENSAGEM

Mesmo assim...

As pessoas são irracionais e egocêntricas.

Ame-as MESMO ASSIM.

Se você tem sucesso em suas realizações,

ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.

Tenha sucesso MESMO ASSIM.

O bem que você faz será esquecido amanhã.

Faça o bem MESMO ASSIM.

A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.

Seja honesto MESMO ASSIM.

Aquilo que você levou anos para construir,

pode ser destruído de um dia para o outro.

Construa MESMO ASSIM.

Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,

mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.

Ajude-os MESMO ASSIM.

Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,

você corre o risco de se machucar.

Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

(Madre Teresa de Calcutá)

GESTAR II

LÍNGUA PORTUGUESA

09/07/2011

BEIJOS

BENÉ

OFICINA 7 - UNIDADE 14- TP4








PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II

ÁREA DE FORMAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

COORDENADORA MUNICIPAL – ADRIANA AUGUSTA DOS SANTOS

FORMADORA – BENEDITA RICARDA DA SILVA SOARES

MUNICÍPIO – ESPLANADA - BA

RELATÓRIO DA OFICINA 7 – UNIDADE 14 – TP4

DATA: 09/07/2011

No dia 09 de julho de 2011 realizamos mais um encontro do Gestar II, Língua Portuguesa, no qual os cursistas foram recebidos com a mensagem MESMO ASSIM..., de Madre Teresa de Calcutá, que foi lida e socializada pelos cursistas que a acharam linda.

A seguir a formadora teceu alguns comentários sobre os relatórios do TP3, entregues no último encontro ou enviados por e-mail, elogiou o trabalho desenvolvido e deu orientações pra melhorá-los ainda mais, sobretudo no que diz respeito às atividades dos estudantes.

Durante a socialização do Avançando na prática, alguns cursistas falaram da facilidade na realização das atividades, principalmente quando os alunos precisam expor oralmente, e da dificuldade que têm em produzir textos; comentaram sobre alunos que não se integram aos demais colegas ou que permanecem calados durante a execução da atividade ou de suas aulas.

Um cursista socializou sua atividade e falou das facilidades das quais dispomos hoje, ao contrário de “antigamente” e, mesmo assim, o aluno não expande seu conhecimento; disse ainda que o que a gente tem na escola não atrai o aluno que é aprovado sem saber ler e que comprovou estas dificuldades no último ENEM. Abordou também a falta de responsabilidade da família no acompanhamento aos filhos entregues à escola. O problema da ausência da família foi citado por outra cursista em relação ao fato de não acompanharem os deveres de casa.

Socializamos as Atividades das Unidades 13 e 14 do TP4, hora em que os cursistas tiveram a oportunidade de comentar sobre os estudos realizados em relação ao conteúdo trabalhado. Muito proveitosa a discussão.

Quando solicitados para comentarem a avaliação da oficina anterior (o que foi pedido pela formadora para que fosse escrito), constatamos que os cursistas não haviam feito, mas comentaram oralmente que havia sido muito boa.

Uma cursista aproveitou o momento para elogiar o Gestar II, dizendo que através dele poderá melhorar sua prática pedagógica contribuindo para a formação dos seus alunos.

Fizemos a pausa para o lanche e ao retornarmos formamos os grupos para execução da oficina levando-se em conta a série a que se destina a atividade.

Durante a apresentação vimos atividades diversas, que segundo os cursistas, poderiam ser aplicadas em todas as séries, adequando-as à realidade de cada turma. Uma equipe propôs, a partir do estudo do poema Cidadezinha Qualquer, de Carlos Drummond de Andrade, uma atividade de conhecimento da própria cidade; a de antigamente com fotos, pesquisas, depoimentos; e a da atualidade a partir do conhecimento prévio, fotos tiradas pelos alunos, montagem de painéis que seriam fixados nas paredes externas da escola juntamente com produções textuais com abordagem do tema.

Outra equipe propôs questões de interpretação do poema na qual seriam abordados alguns aspectos importantes do gênero textual em questão.

Após a socialização, todos foram bastante aplaudidos, e a formadora fez algumas considerações sobre a atividade.

Em seguida, com um barquinho, representando a oficina, avaliou o desempenho dos cursistas, elogiando-os, procurando motivá-los sempre, e o barquinho foi passando de mão em mão e cada um dizia o que tinha achado da oficina. Falaram dos momentos de descontração e união e da dificuldade de alguns cursistas em participar ativamente das oficinas, mas esta oficina foi considerada muito boa.

Quando concluímos a avaliação, a formadora parabenizou os cursistas e deu orientações para o próximo encontro e os estudos do TP4, Unidades 15 e 16 e encerrou a oficina.