domingo, 15 de novembro de 2009

GESTAR II - OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA



Neste encontro do dia 20 de outubro acolhi os cursistas com a Mensagem Portas de Içami Tiba.

Em consequência da greve dos servidores municipais, mais uma vez não socializamos o Avançando na prática, e, conforme havia sugerido no encontro anterior, os cursistas trouxeram várias obras literárias e deram um show na execução e socialização da Oficina 12 - Unidade 24 - TP6.

Falaram sobre seus autores, ilustrações, capas, personagens, resumiram as histórias, sem contar o final é claro, criando assim um suspense para aguçar a curiosidade dos demais, o que surtiu efeito, inclusive porque os professores se empolgaram com a possibilidade de levar tais obras para seus alunos e trabalhar o projeto do Gestar nas escolas, que deveria ter sido realizado no início de outubro, o que não aconteceu por conta da greve.

Alguns cursistas sugeriram que a culminância fosse feita através de dramatizações, recitais, paródias, dentre outras formas prazerosas de motivar a leitura. Um cursista citou o fato de contar histórias e ainda que crianças habituadas a ouvi-las, tornam-se bons leitores, não lhes tirando o prazer mesmo com a televisão ou Internet em ação; outra abordou a questão que mais importante que criar expectativas sobre as obras literárias, é tê-las à mão, para que os alunos tenham a possibilidade de manuseá-las. Uma professora sugeriu trabalhar literatura a partir da exibição de filmes, porém a maioria discordou dizendo que se o aluno assiste ao filme, perde a vontade de ler, ainda mais se o livro for grosso; apenas um colega disse que filmes podem estimular a leitura. Os cursistas abordaram a importância de projetos nas escolas que despertem não só o gosto pela leitura de obras literárias(romances), mas também poesias, teatro e música, principalmente esta última cujo gosto das crianças e adolescentes tem deixado muito a desejar.

Enfim, após muita discussão, os cursistas em grupos fizeram o planejamento das obras escolhidas com atividades para levar aos seus alunos.

A conclusão foi excelente e parabenizei a todos pelo empenho e criatividade com que vêm desenvolvendo o trabalho do Gestar II em nosso município, Esplanada-Bahia.

Não sendo este nosso útimo encontro, pois iniciamos o curso com o TP3, prosseguiremos com os estudos dos TP1 e TP2, cujas orientações passei para os cursistas.

Todos gostaram bastante desta oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário