domingo, 29 de novembro de 2009

MEMORIAL

Sou Benedita Ricarda da Silva Soares e, desde criança, dizia que seria professora quando crescesse.

Filha de costureira e operário de fábrica, nascida em Lorena, interior de São Paulo, em 1º de julho de 1951, brincava na rua com as outras crianças (naquele tempo podia...), mas gostava mesmo era de brincar de escolinha e, como fui alfabetizada muito cedo, aos seis anos sabia ler e escrever, só queria ensinar, como Dona Benedita, minha primeira professora.

Aluna muito estudiosa, orgulho dos pais por ser mocinha da casa, tinha mais dois irmãos, infelizmente tive que parar de estudar aos quinze anos, para ajudar à família.

Com muito esforço, casada, dois filhos, voltei aos bancos escolares aos 29 anos. Concluí o ginásio (atual fundamental), fiz o curso normal (magistério) e fui pra Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde residi durante doze anos. Licenciatura em Letras. Professora! Sonho realizado!

Tive uma infância feliz como as crianças daquela época e gostava de ler as revistas que minha mãe lia, geralmente pegava emprestadas com as amigas, lembro-me bem: Capricho, Ilusão, Sedução - todas com fotonovelas e fofocas. Não me lembro do primeiro livro , porém me recordo de Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos que fez brotarem minhas emoções mais profundas porque chorei muito todas as vezes que li, e foram três ou quatro. Talvez tenha sido esta obra que me despertou, mais tarde, o gosto por José de Alencar, Machado de Assis, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Raquel de Queirós, Vinícius, Cecília, Drummond, Bandeira (gosto muito de poesia, até já escrevi algumas - só não decoro nada); sou como Quaresma de Lima Barreto, nacionalista! Talvez seja pelo fato de lecionar Português e Literatura sempre; mas aprecio também Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Saramago e outros que leio para trabalhar com meus alunos. Leio tudo, até para dizer se é bom ou não.

O exercíco do Magistério, além de me proporcionar prazer, tem me dado forças para superar as perdas (de pai, mãe, marido, este último com o qual partilhei 32 anos de minha vida, e... que companheiro! O maior incentivador para eu voltar a estudar), e, sobretudo lutar pela vida e pelos meus amores: dois filhos e dois netos.

Há vinte e um anos morando em Esplanada-BA, cidade que me acolheu muito bem, continuo lecionando e sou feliz e realizada, pois Educação é a minha vida; hoje sou conhecida como pró Bené, a pró de Português.

Um comentário: